Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Rainha da Paz pede-nos para jejuar e «Rezar, rezar, rezar»


Em Medjugorje, Maria pede especialmente a todos para que rezem e jejuem e é um apelo global que inclui todos. Ninguém é excluído. Há muita incompreensão sobre o jejum. Temos de jejuar a pão e água apenas duas vezes por semana, às quartas e às sextas-feiras? Segundo o padre Robert Faricy, S.J., que desde o início divulga as Aparições de Medjugorje, «Não necessariamente. Algumas pessoas conseguem, outras não. Como jejuamos? Como conseguimos? Há diferentes modos para diferentes pessoas». Tendo tido o cuidado de saber a opinião de vários padres que vão a Medjugorje e de ouvir vários testemunhos de videntes, nomeadamente da Mirjana, há várias maneiras de todos respondermos ao apelo de Nossa Senhora de fazermos, cada um, o nosso jejum. «Por exemplo, pessoas com distúrbios alimentares não podem e não devem jejuar a pão e água, porque se prejudicam ao jejuar dessa maneira. Como todos devem jejuar de qualquer maneira, qual é a maneira correcta? Segundo os videntes, rezem por uma resposta e sigam o que Deus vos aponta. Peçam a Deus para vos guiar. Peçam-lhe para fortalecer a vossa força de vontade. Talvez baste abdicar de sobremesas ou álcool, às vezes. Talvez tenham de abandonar ou cortar no tabaco. Talvez apenas tenham de comer e beber coisas que são realmente boas para a vossa saúde. Talvez tenham de abdicar do café. Há várias maneiras, e todos são chamados para jejuar de diferentes modos. Todos somos chamados para jejuar, dos mais novos até pessoas com sessenta ou setenta anos.» Os mais novos podem abdicar de doces ou guloseimas às quartas e às sextas-feiras, diz Mirjana. «Creiam que Deus vos vai dizer a melhor forma de jejuar caso haja impedimentos na vossa saúde a dois dias completos a pão e água, pois alguns julgam que saltar uma refeição no dia bastará – não, o jejum a pão e água começa desde que nos levantamos até que nos deitamos. No entanto, não somos chamados a jejuar da mesma maneira. Perguntem a Deus como podem jejuar e depois façam o vosso melhor. Como sabemos que escolhemos o jejum correcto? Se estiverem a fazer o que Deus quiser, então é precisamente o que Ele quer de Vós. Ele ama-vos e não vai assustá-los com o jejum, porque o jejum é como a oração.» Podemos jejuar por algumas intenções como rezamos por intenções também. Por isso, se cortarem em algo como café, carne, doces, tabaco, ofereçam-no numa intenção. Ou podem entregar a Maria essa dádiva e deixar que Ela a use nas suas intenções.

Maria diz em Medjugorje: «Rezem, rezem, rezem.» Como rezamos? Se quiser rezar, por vezes basta o silêncio na Casa do Senhor. Se quiser estar com o Senhor, está a rezar. É isso que é preciso. Há métodos especiais de oração? Não. Mas há diferentes métodos para diferentes pessoas. Ainda segundo o padre Faricy, «Rezamos de diferentes maneiras em diferentes alturas, mas como saber que estou a rezar bem? Nenhum de nós reza bem. Todos nós rezamos mal. Se algo merece ser feito como rezar, talvez possa fazê-lo, apesar de o fazer mal. Ninguém reza bem. Jesus teve tantas dificuldades em rezar no Horto do Getsémani que suou sangue. Por isso, não nos devemos preocupar em rezar bem. Apenas rezar. Tentar rezar sempre ao longo do dia». Tantos santos se limitaram a repetir ao longo do dia uma jaculatória centenas de vezes durante o dia. Se quiser estar com o Senhor em oração, deve preocupar-se com as distracções e evitá-las, e rezar o Rosário, é uma maneira de as evitar. Não pense nas palavras, apenas pense nos vinte mistérios do Rosário. É uma oração realmente contemplativa porque está a contemplar a vida de Jesus nos mistérios do Rosário. Madre Teresa de Calcutá dizia que não era necessária mais nenhuma oração, bastava o Rosário, a oração dos pobres, que ela repetia ao longo do dia, tal como o Santo Padre Pio.
Outra forma de rezar é concentrarmo-nos em Jesus e estar numa oração contemplativa. Apenas coloque o nome de Jesus no seu coração e deixe que este nome sagrado se repita sozinho silenciosamente no seu coração, muito, muito devagarinho (é como andar o mais devagarinho que puder). É uma oração mais elevada que rezar com palavras, até uma oração mais elevada que falar por palavras suas a Deus, oração mais elevada que dar a Jesus os seus pedidos e intenções pois é uma oração cujo cerne é o próprio Senhor e a nossa relação com Ele. Deus sabe quais são as nossas necessidades e conhece os nossos problemas. Sabe tudo. Por isso, a única coisa que temos de fazer é estar com Ele. Continue a repetir o Seu nome devagarinho e reverentemente. Reze. Mas reze. Reze agora como nunca antes rezou. Reze o maior número de vezes possível. Reze como se a sua vida dependesse disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário